Azoia de Baixo
A igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição é um templo muito antigo, de construção anterior a 1700. De arquitetura simples, encontra-se gravada na cantaria da porta principal, a data de 1709, data que coincide com a de um restauro. Na verga da porta lateral, lê-se a data 1724.
O interior de uma só nave, é coberto por um tecto de madeira de três planos. É revestido de azulejos de algum valor artístico, azuis e amarelos, dos tipos padrão e tapete, do século XVII.
O altar-mor e dois altares laterais apresentam retábulos em talha dourada, do século, XVII.
Na cúpula do altar-mor uma pintura e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A capela-mor é coberta por uma abóbada de cruzeiro com vestígios de pinturas do século XVIII.
A torre sineira foi construída em 1871, através de doações públicas.
No adro da igreja encontra-se um túmulo onde repousaram as cinzas de Alexandre Herculano, de 1877 a 1888, data em que mesmas foram trasladadas para a casa do Capitulo do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Este túmulo pertenceu ao General Pedro Viera Gorjão, amigo chegado de Herculano, e que faleceu alguns anos antes. Os dois leões que ornamentavam o jazigo foram roubados.
Outros destaques:
A Escola Alexandre Herculano, construção de finais do século XIX, com marcas de arquitetura romântica, assinala a presença nestes lugares do escritor que lhe deu o nome, perpetuando a sua memória.
Aqui, uma lápide fixa para a posteridade o seguinte texto/mensagem:
“Mandada edificar com as sobras da subscrição nacional para o monumento que, no edifício dos Jerónimos, em Belém, encerra as cinzas do grande Historiador.”
"Em memória dos últimos anos de vida por ele passados, primeiro nesta aldeia e casa contígua, depois na próxima propriedade de Vale de Lobos.”
"Traçou e dirigiu a obra o Coronel de Engenheiros Manuel Raymundo Valladas - Setembro de 1894"
© 2023 UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional