UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

Igreja de Azóia de Baixo

Azóia de Baixo


     A igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição é um templo muito antigo, de construção anterior a 1700. De arquitetura simples, encontra-se gravada na cantaria da porta principal, a data de 1709, data que coincide com a de um restauro. Na verga da porta lateral, lê-se a data 1724.


                                                          



    O interior de uma só nave, é coberto por um tecto de madeira de três planos. É revestido de azulejos de algum valor artístico, azuis e amarelos, dos tipos padrão e tapete, do século XVII.

O altar-mor e dois altares laterais apresentam retábulos em talha dourada, do século, XVII.

Na cúpula do altar-mor uma pintura e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A capela-mor é coberta por uma abóbada de cruzeiro com vestígios de pinturas do século XVIII.



                                                               



    A torre sineira foi construída em 1871, através de doações públicas.

    No adro da igreja encontra-se um túmulo onde repousaram as cinzas de Alexandre Herculano, de 1877 a 1888, data em que mesmas foram trasladadas para a casa do Capitulo do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Este túmulo pertenceu ao General Pedro Viera Gorjão, amigo chegado de Herculano, e que faleceu alguns anos antes. Os dois leões que ornamentavam o jazigo foram roubados.


                                                  



Outros destaques:

    A Escola Alexandre Herculano, construção de finais do século XIX, com marcas de arquitetura romântica, assinala a presença nestes lugares do escritor que lhe deu o nome, perpetuando a sua memória.


                                                   


Aqui, uma lápide fixa para a posteridade o seguinte texto/mensagem:

Mandada edificar com as sobras da subscrição nacional para o monumento que, no edifício dos Jerónimos, em Belém,  encerra as cinzas do grande Historiador.”

"Em memória dos últimos anos de vida por ele passados, primeiro nesta aldeia e casa contígua, depois na próxima propriedade de Vale de Lobos.”

"Traçou e dirigiu a obra o Coronel de Engenheiros Manuel Raymundo Valladas - Setembro de 1894"


  • Morada:
  • Contacto:

© 2022 UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia