BRASÃO
Escudo em ouro, duas ovelhas em azul realçadas de prata e postas em cortesia, entre uma cruz da Ordem de Cristo, em chefe e uma coroa real aberta, de vermelho, em ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ACHETE - SANTARÉM”.
SIMBOLOGIA
A Cruz pretende simbolizar A Comenda da Ordem de Cristo (Achete foi outrora importante Comenda da Ordem de Cristo).
A Coroa simboliza a Quinta onde o rei D. Fernando I repousava.
As Ovelhas representam a provável origem do nome Achete; que deriva da palavra Asxat, cujo significado corresponde a terra de ovelhas.
BRASÃO
Escudo de negro, oliveira de ouro, arrancada do mesmo e frutada de prata; em chefe livro aberto de prata, carregado de uma pena verde, posta de banda. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro "AZOIA DE BAIXO"
SIMBOLOGIA
O livro e a pena evocam a memória do insigne historiador, romancista, poeta, ensaísta e nobre pensador da Cultura Portuguesa do século XIX, Alexandre Herculano.
A oliveira representa as atividades económicas da Freguesia, com especial destaque para a olivicultura.
RAGO
Nossa Senhora da Luz
BRASÃO
Escudo de ouro, livro aberto ele prata, guarnecido ele vermelho e, brocante em pala, uma pena ele, azul, tudo envolvido por um ramo de oliveira de verde, frutado de negro e duas espigas de trigo de verde, con1 os pés passados em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a Negro, em maiúsculas: "PÓVOA DE SANTARÉM".
BANDEIRA
Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
SELO BRANCO
Circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: "JUNTA DE FREGUESIA DE PÓVOA DE SANTARÉM":
SIMBOLOGIA
Livro aberto e pena simbolizando a notável figura de Alexandre Herculano, o acompanhado de espigas de trigo e ramo de oliveira. O ouro do fundo completa a riqueza do azeite e das searas de trigo, A bandeira é azul, cor da das peças principais do escudo.
© 2024 UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional