UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

Igrejas e Capelas de Póvoa de Santarém

  Póvoa de Santarém

    A igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz cuja data de construção é desconhecida. Sabe-se porém queque no século XVII já existia uma pequena capela que se foi transformando através dos tempos, sofrendo a maior alteração após um terramoto, em 1909. Foi então reparada por artistas da Póvoa que a ampliaram, dando-lhe a fachada que tem atualmente. Na parede da fachada principal está gravada a data 1910.


                                                


    É um templo interessante, de uma só nave e capela mor abobadadas altar-mor com retábulo de talha dourada, dois altares colaterais, e uma capela lateral. Púlpito de pilares jónicos. Possui muita talha dourada e varias esculturas setecentistas em madeira, destacando-se uma escultura quinhentista em pedra, onde figura Santo António. Na base desta imagem, em caracteres góticos, está uma assinatura coma as iniciais P.A.

No adro da Igreja está sepultada a sobrinha e filha adotiva do Historiador Alexandre Herculano, Margarida Herculano da Costa Mendes, falecida precocemente. Está também sepultado o benemérito Vicente Paulo Cordeiro, que viveu no século XIX. Oferecia aos casais que quisessem contrair matrimónio, lote de terreno, sendo esta cerimónia realizada no dia de Nossa Senhora da Luz, a 15 de Agosto.          


  • Morada:
  • Contacto:

© 2022 UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. Todos os direitos reservados | Termos e Condições